sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MACETES DE SEGURANÇA




 AMEAÇAS POR TELEFONE


Hoje em dia, está na moda a tentativa de extorsão via telefone. Entretanto, conforme estatística policial, 80 % (oitenta por cento) dessas ações não têm fundamento. Normalmente essa ação é tentada nas famílias que possuem algum poder aquisitivo, procurando atingi-las através de filhos ou parentes. Estas ações partem algumas vezes de informações recebidas da família alvo em outros casos, o meliante não possui nenhuma informação, ele simplesmente está “blefando”. A pessoa que estiver recebendo o telefonema e pressentir que se trata de uma ameaça por telefone, deve, se possuir viva –voz  liga-lo de imediato, caso não possua, deve levantar um pouco a voz para que outras pessoas tomem conhecimento do que está se passando. Ela deve permanecer calma, ouvir cuidadosamente, não interromper a conversa, não argumentar nada, procurando mantê-lo na linha o máximo de tempo possível, até que algum familiar possa fazer contato com a pessoa ameaçada.

·        Caso seja verdadeiro comunicar imediatamente a autoridade policial;
·        Manter um permanente sistema automático de gravação das conversas telefônicas;
·        Possuir e conhecer números de telefones (familiares e amigos) que possam ser chamados e capazes de auxiliar na resolução do problema;
·        Possuir números de telefones emergenciais (polícia, bombeiros, ambulância...)

 SEQÜESTRO RELÂMPAGO

Este tipo de delito, também chamado de “ação oportunista,” devido a mecânica de sua execução que não é planejada pelos delinqüentes está se tornando rotina em nossa cidade. Quase sempre a pessoa seqüestrada não é conhecida do marginal e como a operação se resume na maioria dos casos em percorrer caixas eletrônicas para sacar numerário é muito importante:
·        Que a vitima se mantenha calma;
·        Não fazer movimentos bruscos;
·        Obedeça;
·        Peça autorização e avise quando fizer algum movimento, por  exemplo (ao desengrenar o carro ou pegar um objeto) caso contrário, o ladrão pode pensar que se trata de uma reação
·        É importante que você possa memorizar detalhes dos acontecimentos;
·        Somente tente uma reação se houver percepção de êxito na ação;
·        Não despertar ou incentivar cobiça, evitando ostentação e demonstração de posse;
·        Evite comportamento que chamem a atenção.


AO CHEGAR  E ANTES DE ENTRAR EM CASA


·        Ao se aproximar de sua casa mantenha alerta a sua capacidade de observação, verificando se nas redondezas existem táxis, veículos ou pessoas estranhas;
·        Estabeleça um código que poderá ser visual ou sonoro para que as pessoas  que estiverem na residência possam sinalizar que nada de anormal está acontecendo no seu interior;





DA RESIDÊNCIA


·        Procurar um programa de “apoio comunitário”, reunindo os vizinhos e ajustando medidas de interesse, comuns a todos;
·        Usar dispositivos de alarme eletrônico nas portas e janelas, para maior eficiência de proteção;
·        Instalar iluminação externa em pontos escolhidos, com comutadores colocados no interior da residência;
·        As portas e portões de entrada deverão ter visor, protegido por grade, que permita saber quem tocou a campainha, sem necessidade de abrir;
·        Manter um sistema de alarme eficiente;
·        Se possível instalar em locais estratégicos botões de pânico ligados à portaria principal.



DOS EMPREGADOS

·        Obter informações de antecedentes de empregados domésticos e motoristas, em setores que possam dar referências com responsabilidade;
·        Não se deve dar por satisfeito com uma referência por telefone, de pessoa desconhecida;
·        Instruir os empregados domésticos quanto à observância dos preceitos básicos de segurança;
·        Ao procurar contratar novo empregado, não coloque anúncio em jornal com seu endereço. Isto pode favorecer um “motivo” de  visitas  indesejáveis.


DAS CHAVES

·       As chaves dos portões e portas deverão ser controladas;
·        Não entregar chaves a estranhos ou, mesmo, a empregados que possam mandar confeccionar cópias;
·        No caso de dúvidas, mudar imediatamente as fechaduras ou o seu segredo;
·        Não combine com nenhuma pessoa um “lugar secreto” para deixar a chave de casa;





DAS CRIANÇAS


Eduque suas crianças no sentido de como e onde obter ajuda e, ainda, ensine-as a obedecer às recomendações:

·        Levar sempre no bolso ou pasta, indicações dos pais, endereços, local de trabalho etc.
·        Recusar presentes de estranho;
·        As crianças são facilmente atraídas por brinquedos, balas etc.
·        Afastar-se de estranhos que as toquem ou as acariciam;
·        Caso utilize transporte escolar, conheça a empresa e procure conhecer os motoristas;
·        Somente contrate os serviços com total segurança;
·        Procurar conhecer as amizades de seus filhos, suas origens, ligações etc.






DESLOCAMENTO DE RUA

·        Lembrar-se sempre que as saídas e chegadas à própria residência  e outros locais, são ocasiões propícias para ser efetuado um seqüestro ou atentado.Ficar mais atento nestas ocasiões;
·        Passeios, caminhadas devem ser realizadas de preferência na parte da manhã;
·        Variar a rotina de locais de visita, almoço etc .
·        Evitar aproximar-se de aglomerações de pessoas ou locais em que haja distúrbios;
·        Mantenha alerta sua capacidade de observação e de ouvir o que o rodeia, evitando assim ser surpreendido com alguma ação criminosa;
·        Situações estranhas em relação a fatos e pessoas durante o seu deslocamento, julgando-as suspeitas, procure  entrar em locais que possa ser acudida tipo lojas, bancos etc.


CUIDADO NAS COMPRAS


·        Sempre que possível leve uma companhia para realizar suas compras, porque é mais seguro;
·       .Prefira pagar com cartão ou cheque, para que não tenha que levar grandes quantias em dinheiro;
·        .Não deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser furtados;
·        Não entre em lojas muito cheias, para evitar aglomeração;
·        Procure fazer suas compras em horários de menor movimento nas lojas; 
·              Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas.    


CUIDADO COM DINHEIRO E BOLSA


·        Não carregue grandes importâncias em dinheiro ou outros valores;
·         Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando aglomerações, onde agem os punguistas, assim como em lugares sem movimento, onde poderão roubá-lo.

 BANCO

·        Quando necessitar de ajuda ou esclarecimento recorra aos funcionários conhecidos ou identificados;
·        Não aceite ajuda de pessoas não qualificadas que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras;
·        Não acredite em tragédias familiares contadas por estranhos que o abordam nas filas dos bancos;
·        Ao fazer um saque, nunca coloque o dinheiro e a carteira no bolso de trás;
·        Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados, e verifique se ninguém o segue;
·        Se houver necessidade de realizar saques no período noturno, não se dirija sozinho ao caixa eletrônico, leve um acompanhante;
·        Completada a operação, divida o numerário entre seus diversos bolsos e abandone o local o mais rápido possível;
·        Estas cautelas também são válidas para fins de semana e feriados.

 EVITE LOCAIS DESERTOS

·        Procure caminhar no  centro da calçada e contra o sentido do trânsito; é mais fácil perceber a aproximação algum veículo suspeito;
  • Ao parar em ponto de ônibus, procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente à porta dos estabelecimentos comerciais;

NO CARRO


·        Dirija com os vidros fechados e portas travadas e use sempre o cinto de segurança;
·        Coloque volumes no porta-malas, bolsas, casacos, pastas...


NOS SINAIS LUMINOSOS



·        Procure parar sempre na pista da direita, sempre do lado do motorista, pois é mais fácil abordar e fugir;
·        Farol vermelho, poucos carros reduzir a velocidade, pode ser que o sinal fique verde antes de ser necessário parar o carro;
·        Nunca parar à noite em sinais de trânsito onde existe pouco movimento e não há policiamento ostensivo;
·         Devendo optar em reduzir a velocidade antes de chegar ao sinal; observar o fluxo contrário, arrancar e passar logo que possível.


AO ESTACIONAR

·        Se for obrigado a estacionar na via pública, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados.
·        Não deixe dentro do carro documentos, talões de cheques, cartões de crédito, etc...
·        Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos;
·        Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados “Tomadores de Conta- Flanelinhas” ou a eventuais lavadores de automóveis ainda que os conheça de vista;
·        Há quadrilheiros que se aproveitam de tais pessoas para obterem duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo;
·        Não permaneça conversando, namorando no interior do carro.




CELULAR (COMBINAÇÃO PERIGOSA)


·         51% de pessoas foram vitimas de assaltos, furtos, atropelamentos ou batidas enquanto usavam o celular;
·         88% dos criminosos preferem atacar enquanto as vitimas falam no celular;
·         59%   de motoristas tiveram ou quase tiveram problemas enquanto dirigiam e usavam o celular;
·        O uso do celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes;
·        Usar o celular e dirigir reduz os reflexos em 25%;
·        Usar o celular ao volante aumenta o tempo de reação em50% ;
·        Não coloque em sua agenda o parentesco ao lado do telefone tipo (2569......... mamãe) essa informação pode ser usada em caso de perda ou extravio de seu celular.





NO HOTEL


·        Guarde todos os seus valores no cofre forte do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta;
·        Não abra a porta do seu apartamento sem identificar com segurança o visitante;
·        Mantenha-a permanentemente trancada;
·        Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados;
·        Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias;
·        Procure casas de câmbio ou bancos autorizados;
  • Utilize somente os serviços de táxi cujos motoristas tenham identificação pessoal à vista. Não use táxi que esteja fora do ponto oficial;





EM CAMINHADAS


·        Antes de qualquer coisa, é muito importante você saber a  onde ir, como ir e com quem ir.
·        Procure conhecer o local, através de mapas e informações de amigos e moradores da região;
·        Faça um desenho do seu roteiro, para não se perder no meio da mata;
·        Obtenha, com antecedência, todas as informações meteorológicas: sol, chuva, temperatura, etc.
·        Se você for principiante, deve começar com caminhadas leves, sem muitas subidas e descidas;
·        Não pense que, por já ter feito uma determinada trilha, você a conhece bem, pode haver surpresas. Muita atenção nas bifurcações.



 OUTRAS DICAS


·        Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos;
·        Acautele-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem em casas de diversão;
·        Em restaurantes abertos não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão;
·        Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas ainda que sejam eventuais companheiros de viagem;
·        Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista;
·         Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor;
·        Evite carregar passaporte e cheques de viagem;
·        Em caso de extravio, furto ou roubo de cartão de crédito, comunique de imediato a operadora para o cancelamento do mesmo;
·        Caso se concretize o item anterior compareça a Delegacia da área que se deu o fato e faça o Boletim de Ocorrência;
·        Evite ostentar jóias caras e não exibir grandes quantidades de dinheiro em público;
·        Durante os traslados, vigie de perto e ininterruptamente sua bagagem. Use etiquetas grandes e coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega.









PROGRAMA DE PREVENÇÃO

Todo programa de prevenção deve incluir, pelo menos três procedimentos básicos, a saber:

·        Reduzir Oportunidades

É a necessidade de tornar as pessoas e as instalações em alvos menos atrativos. Significa cumprir um ritual de procedimento tais, que, com isso, as oportunidades e o momento próprio para uma ação, senão estiverem de todo anulados, pelo menos, estarão reduzidos.


·        Não despertar ou incentivar a cobiça

A ostentação, o exibicionismo fácil, a demonstração da existência de jóias, dinheiro e valores, são comportamentos chamativos de atenção para a fortuna das pessoas e são, portanto, capazes de facilitar os critérios  de seleção das possíveis vítimas. Esforce-se por manter um discreto “aspecto comum”.     


·        Evitar Facilidades.

Refere-se aos aspectos de segurança física, provendo as residências, com meios capazes de criar dificuldades para o marginal. A existência de dificuldades, pode levá-lo à desistência de seu intento.



Refrigerante à base de maconha será vendido EUA


O Estado de Washington, nos Estados Unidos, vai liberar a comercialização do refrigerante “Legal”, desenvolvido à base de maconha. A autorização acontece dois meses depois da legalização da cannabis para uso recreativo em todo o território estadual. As informações são do diário britânico The Telegraph.
A bebida, fabricada pela empresa Mirth Provisions, contém um extrato da erva e é produzida em cinco sabores: café, café sem açúcar, cereja, limão e romã. De acordo com as autoridades, o produto vai ser vendido exclusivamente para maiores de 21 anos e, para comprá-lo, o interessado terá que apresentar sempre dois documentos de identidade originais.
Na divulgação dos produtos, a Mirth informa que a bebida pode ajudar as pessoas durante o dia-a-dia e recomenda que as com sabor café devem ser tomadas durante o café da manhã. “Você vai mergulhar em um dia de trabalho ou de diversão repleto de alegria”, diz a nota de divulgação emitida pela empresa. No rótulo, há a recomendação para que o produto seja consumido gelado.